O projeto tem como base as propostas que norteiam a Soka Gakkai Internacional (SGI) e a Teoria de Criação de Valores de Tsunessaburo Makiguti, encontrada em seu livro Educação para uma Vida Criativa. Nesta obra, Makiguti revela a necessidade de o aluno sentir-se feliz na escola e defende que a educação não é uma simples transmissão de conhecimento, mas deve ter o propósito de desenvolver o ilimitado potencial e talento, bem como cultivar o caráter das crianças.
A metodologia envolve escola, lar e sociedade no compromisso pela felicidade da criança. A proposta é que a sala de aula seja um local em que brote uma ação criativa de professores e alunos envolvidos num clima de alegria e gosto pela aprendizagem.
Para isso são desenvolvidas palestras e atividades com os professores, que são reproduzidas em sala de aula. A capacitação dos professores pela equipe ocorre no horário pedagógico, com duração de duas horas, uma vez por mês na própria escola.

Os alunos têm a chance de vivenciar experiências nas áreas de meio ambiente, artes cênicas e outras atividades lúdicas. O educador também recebe estímulo para superar as dificuldades e elevar sua auto-estima no dia-a-dia, já que é visto como um ser humano, construtor de si mesmo e de sua história, e com papel fundamental no processo da educação criativa.
Aos pais estão reservadas palestras, convívios e oficinas diversas, integrando-os na proposta educacional do projeto.
A equipe é formada por profissionais, técnicos e especialistas de várias áreas da educação, que transmitem seus conhecimentos sem vínculo político, religioso e financeiro.


